Restaurante Ovelhita

Localização: Largo da Infantaria XXI nº19/6200-115 Covilhã (Junto ao Jardim de S.Francisco e à Região de Turismo da Serra da Estrela). Contactos em www.ovelhita.com Contactos:275088554/912509659

A minha foto
Nome:
Localização: Casegas, Castelo Branco, Portugal

Gente como vós

domingo, março 19, 2006

Quarta-Feira


Dia dos Feijões com Couves à Moda de Casegas


Prato típico de Casegas. Esta aldeia situada no sopé da Serra de estrela, faz fronteira com Sobral de São Miguel, Cambões, S.Jorge da Beira, Ourondo, Paúl e Erada. Em algumas destas terras este prato também é confeccionado. Lá se fazem os famosos Feijões com Couves, uma espécie de Cozido à base de carnes e charcutaria de porco.

É considerado um prato de Inverno, devido ao seu valor calórico, se bem que é muito agradável também no verão, tirando os enchidos não é tão pesado quanto parece, estes, os enchidos e a carne podem perfeitamente ser substituídos por sardinha assada, tudo regado com bom azeite feito à moda antiga em Casegas, daquele que ainda sabe a alguma coisa.
Este prato, em Casegas dá também origem ao "Caldo do Cimo e do Fundo", que fica na panela após retirados os legumes com o feijão e as massinhas.
O meu avô, Joaquim Bernardo, quando ia para casa dele, com quatro anitos, ensinou-me a pôr um pouco que vinho nesta sopa para que arrefecesse. E não é que desde aí comecei a cumprir este ritual útil e saboroso!

Bons tempos em que a carne sabia a carne...



Free Hit Counter